sábado, 14 de maio de 2016

Do computador ao refrigerador...

Computador is cool!!! 


Os elementos do Clube de Ciências do nosso Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel de Carreira dos sétimos e oitavos anos juntaram-se mais uma vez, para dar continuidade a um conjunto de projetos de ciência que envolve a resolução de desafios aplicando conhecimentos adquiridos nas aulas. Desta vez, surgiu a ideia de construir um refrigerador utilizando materiais velhos que já existiam na escola (computadores antigos da biblioteca, cabos elétricos, transformadores eléctricos e dessa forma participar no concurso “Ciência Na escola” lançado pela Fundação Ilídio Pinho e pelo Ministério da Educação.
Iniciou-se o trabalho com o desmantelamento dos computadores velhos, e aproveitar o essencial para o projeto (estruturas metálicas, ventiladores, dissipadores, entre outros). Construiu-se um cortador térmico, para o poliestireno vulgarmente chamado de “roofmate” (isolante das casas) gentilmente oferecido pelo nosso patrocinador Grazimac e com o apoio do Centro Desenvolvimento Rápido do Produto do IPL na Marinha Grande.
Seguiu-se o seu corte com precisão para revestir e isolar as três caixas de computador vazias dos futuros frigoríficos de ensaio.
Testamos o funcionamento e o rendimento dos ventiladores com placas térmicas com a ajuda do Dep. Eng. Eletrotécnica da ESTG e quantificamos os valores de floresta necessária preservar para compensar o valor de CO2 emitido para a atmosfera, com o uso deste equipamento ao longo de um ano a trabalhar num escritório ou numa escola, nos dias úteis da semana, para arrefecer e conservar alimentos. Este cálculo foi também realizado com o apoio dos docentes do Dep. de Eng. do Ambiente da ESTG.
Para dar a conhecer o nosso projeto e mostrar o seu valor ambiental aos nossos colegas mais novos, fomos visitar as escolas do primeiro ciclo do agrupamento e oferecemos o equipamento já a funcionar.
Autor: Tiago Neto


PARABÉNS!

Sem comentários:

Enviar um comentário