sábado, 27 de junho de 2026

Biblioteca abre portas à comunidade para mais uma Hora do Conto repleta de histórias e sabores

Na manhã de hoje, a Biblioteca Rainha Santa Isabel voltou a abrir as suas portas à comunidade para mais uma sessão da Hora do Conto, num ambiente acolhedor, descontraído e cheio de magia.

A dinamização esteve a cargo da Cátia, da Biblioteca Municipal de Leiria, que surpreendeu os participantes ao chegar com um grande cesto de piquenique, recheado de histórias prontas a despertar a curiosidade e a imaginação de miúdos e graúdos. À medida que ia retirando os livros do cesto, crescia também a expectativa sobre as aventuras que estavam prestes a começar.

Sentados confortavelmente sobre uma manta de piquenique, os participantes ouviram com atenção duas histórias encantadoras: "A Surpresa de Handa", de Eileen Browne, uma narrativa que celebra a amizade, a descoberta e a diversidade através de uma deliciosa viagem pelos frutos africanos, e "Um Ano no Bosque", de Alice Melvin, um convite poético a observar a natureza e a beleza das mudanças das estações ao longo do ano.

E porque um piquenique não fica completo sem uma pequena degustação, a manhã terminou da melhor forma. Do fundo do cesto, a Cátia retirou uma caixa de bolachas e duas caixinhas de mirtilos, que rapidamente fizeram as delícias dos mais pequenos. A surpresa desapareceu num instante, entre sorrisos, conversas e o entusiasmo próprio de quem sabe que as histórias também podem ser saboreadas.

Foi mais um momento de promoção da leitura, de partilha entre famílias e de aproximação da biblioteca à comunidade, confirmando que os livros têm um lugar especial à mesa... ou, neste caso, na manta de um piquenique.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Entre Sons 2: um diálogo musical na Biblioteca de Monte Real


No dia 14 de junho, a Biblioteca Escolar e da Comunidade de Monte Real recebeu a segunda edição do café-concerto Entre Sons, num final de tarde que reuniu música, gerações e comunidade num ambiente descontraído e intimista.

Em palco, as bandas Pinhal d'El Rei e Onion Soul protagonizaram um encontro musical que cruzou o cancioneiro tradicional português com temas do rock nacional e internacional. A Onion Soul, com alunos do ensino secundário do nosso Agrupamento, a ensaiar com o apoio da Professora Claudina Quintino, trouxe uma energia jovem que soube dialogar com a experiência da Pinhal d'El Rei.

De destacar que a magia deste concerto sustentou-se no facto de as duas bandas não terem ensaiado juntas. Em alguns momentos, cada banda apresentou o seu tema e desafiou a outra para que a acompanhasse, apanhando o ritmo em tempo real. Noutros, o mesmo tema ganhou duas vidas.  A Pinhal d'El Rei interpretou A Minha Casinha na versão original, imortalizada por Milú em 1943 no filme O Costa do Castelo, e a Onion Soul respondeu com a versão rock dos Xutos & Pontapés.Um mesmo tema, duas épocas, dois sons.

O mesmo aconteceu com Menina Estás à Janela, cantiga tradicional reinterpretada pela Onion Soul numa versão contemporânea, mostrando como uma melodia atravessa o tempo sem perder a sua essência.

Com este evento reafirma-se o papel da biblioteca como espaço cultural vivo — aberto à comunidade, promotor do encontro entre gerações e da valorização do património musical português.





terça-feira, 9 de junho de 2026

Dar Voz ao Leitor: conhecidos os vencedores dos concursos de vídeo de promoção da leitura

Chegou ao fim a iniciativa “Dar Voz ao Leitor”, promovida pela Biblioteca Escolar Rainha Santa Isabel, que desafiou os alunos a partilharem as suas leituras, recomendações e reflexões através da produção de vídeos.

No decorrer da Semana da Leitura, os participantes colocaram a sua criatividade, capacidade de comunicação e gosto pela leitura ao serviço de diferentes propostas, mostrando que os livros continuam a inspirar, a fazer pensar e a merecer ser partilhados.

Na rubrica “Convence-me a Ler”, destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, o vencedor foi Xavier Fonseca, do 7.º C, que se destacou pela forma convincente como apresentou a sua sugestão de leitura.

Na rubrica “Leio, Logo Penso”, que desafiava os alunos mais velhos a refletirem criticamente sobre uma obra lida e as ideias nela presentes, a vencedora foi Lara Capela, do 12.º B, cujo vídeo evidenciou uma reflexão bem fundamentada e articulada com questões relevantes da atualidade.

A Biblioteca Escolar felicita os vencedores e agradece a participação de todos os alunos e professores que colaboraram nesta iniciativa. Cada vídeo apresentado constituiu uma demonstração do empenho, da criatividade e da importância que a leitura pode assumir no desenvolvimento pessoal, académico e cívico dos nossos alunos.

Mais do que premiar os melhores trabalhos, esta iniciativa procurou valorizar a leitura como espaço de descoberta, partilha e pensamento crítico. Por isso, todos os participantes estão de parabéns por terem aceitado o desafio e por terem dado voz às suas leituras.

Parabéns a todos os participantes e, em especial, ao Xavier Fonseca e à Lara Capela pelos excelentes trabalhos apresentados! 📚🎥✨

Acesso aos vídeos dos participantes publicados AQUI »»

Desafios da Biblioteca Escolar 2025-2026 - Parabéns às vencedores


 

quinta-feira, 21 de maio de 2026

A Leitura que Encontra o Seu Lugar na EB1 de Carvide e na EB1 da Ortigosa

 

A EB1 de Carvide e a EB1 da Ortigosa juntaram-se à Semana da Leitura do Agrupamento Rainha Santa Isabel, com atividades diversificadas que levaram a leitura para além da sala de aula. Os alunos  ofereceram e receberam leituras, mostrando que a literatura encontra o seu lugar, mesmo onde menos se espera. Nestas trocas espontâneas, a leitura aproximou gerações, lugares e pessoas.

Houve ainda tempo para ler ao ar livre, longe do ritmo habitual da sala de aula. Com a natureza como pano de fundo, os alunos descobriram que uma história ganha outro sabor quando lida em tranquilidade. Ler assim, em harmonia com o espaço e o momento, é também uma forma de mostrar que a leitura não precisa de condições especiais para acontecer. 




terça-feira, 19 de maio de 2026

Leituras que abraçam… no AE Rainha Santa Isabel

 

As Bibliotecas do AE Rainha Santa Isabel converteram-se em espaços de encontro, partilha e afetos com a atividade “Leituras que abraçam o tempo”, uma atividade que aproximou gerações através dos livros e das histórias.

Na Biblioteca da escola sede, recebemos os utentes da Residencial Bem Estar da Carreira, acolhidos, como habitualmente, com uma mesa repleta de livros cuidadosamente selecionados para requisitarem e levarem para o lar. Nesta sessão especial, os alunos do 5.º A deram voz a pequenos contos do livro “Estórias do Tempo em que os nossos avós eram netos”, despertando memórias, histórias e recordações que os idosos partilharam com os alunos e professoras, numa roda intergeracional marcada pela alegria e pela proximidade.

Já na Biblioteca Escolar e da Comunidade de Monte Real, os utentes da Pró-Real foram recebidos pela Turma 3, que lhes ofereceu momentos de leitura com os poemas“Brincadeira”, de Álvaro Magalhães, “O Testamento do Gato” e “A Fada Palavrinha”, de Luísa Ducla Soares.

E porque a atividade não ficaria completa sem livros para criar novos momentos de leitura, os participantes levaram consigo algumas requisições para casa… e as nossas bibliotecas até ganharam novos leitores e muitas histórias para partilhar.



 


Posso oferecer-vos uma leitura?

No âmbito da Semana da Leitura, a Biblioteca Rainha Santa Isabel promoveu a atividade “Posso oferecer-vos uma leitura?”, incentivando encontros entre leitores e ouvintes dentro das salas de aula.

Ao longo da semana, vários elementos da comunidade educativa aceitaram o convite e deslocaram-se às turmas para partilhar leituras em voz alta, transformando cada momento numa oportunidade de encontro através dos livros e das palavras. Professores, funcionários e familiares deram voz a diferentes textos, proporcionando experiências de leitura diversificadas e enriquecedoras.

Foram partilhados contos, poemas, excertos de obras, histórias inspiradoras e textos que despertaram emoções e curiosidade, mostrando aos alunos diferentes formas de ler e de viver a leitura.

Mais do que ouvir uma história, esta iniciativa permitiu criar momentos de proximidade, reforçar laços entre os diferentes elementos da comunidade educativa e valorizar a leitura como espaço de partilha e descoberta.

Porque, por vezes, basta alguém perguntar “Posso oferecer-vos uma leitura?” para abrir a porta a novas histórias e novas experiências.