segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Projeto Seis Passos com TIC para @prender continua....

Embora ainda de forma pontual e esporádica, continuamos a trilhar caminho, articulando a biblioteca com a sala de aula, a fim de desenvolver as competências de pesquisa e de trabalho autónomo dos nossos alunos. Este ano, pela primeira vez, estamos a trabalhar com alunos do 9º ano, uma vez que, em anos anteriores, temos vindo a centrar as atividades do Projeto "Seis Passos com TIC" nos alunos mais novos dos 5º e 6º anos de escolaridade.
Assim, a turma do 9ºB iniciou um projeto de pesquisa sobre a temática dos Museus e Coleções, no âmbito da disciplina de Educação Visual, em articulação com a Biblioteca Escolar, através do trabalho colaborativo entre a professora Helena Felizardo, na qualidade de professora bibliotecária e o professor Paulo Travassos, docente da disciplina e, também ele, professor bibliotecário deste Agrupamento.

Antes de se lançarem na pesquisa de informação, os alunos tomaram conhecimento do Modelo de Pesquisa em seis etapas, adotado pela Biblioteca Escolar para apoiar os projetos de investigação dos alunos do Agrupamento, e receberam alguns conselhos e indicações preciosas sobre a importância de respeitar a propriedade intelectual, através da citação e referenciação bibliográfica.
Depois de cumprir a primeira Etapa do Modelo "Pensar sobre o Tema", partiram para as pesquisas online e procederam aos primeiros registos.
Esperamos que esta experiência seja um útil e importante contributo para o desenvolvimento de competências relacionadas com a seleção, recolha e tratamento da informação destes nossos jovens finalistas, para que sejam mais capazes de enfrentar, com sucesso, os desafios do Ensino Secundário.

Sem comentários:

Enviar um comentário