sexta-feira, 17 de março de 2017

Jovens Críticos Leitores

Jovens Críticos Leitores é um Projeto de dinamização da leitura promovido pela Biblioteca Escolar em articulação com a Diretora de Turma Isabel Pisco, que está a ser desenvolvido em parceria com a Escola EB 2,3/S Passos Manuel, de Lisboa. O intercâmbio efetuado entre duas turmas do 6º ano de escolaridade: o 6ºD da EB 2,3 Rainha Santa Isabel (Leiria) e o 6ºC da Escola EB2,3/S Passos Manuel (Lisboa) tem como finalidade melhorar a competência leitora e o espírito crítico dos alunos, através do desenvolvimento de hábitos de leitura.

No âmbito deste projeto, os alunos começaram por selecionar um livro a seu gosto. Lidas as obras, realizam pesquisas e fazem registos, a fim de recolher e sistematizar os dados sobre as leituras efetuadas e sobre alguns dados biográficos dos respetivos autores. O trabalho prossegue com atividades mais criativas e críticas, em que os alunos têm a oportunidade de fazerem uma apreciação pessoal sobre os textos e as ilustrações dos livros que leram, através de artigos de opinião. Esses artigos podem constituir sugestões de leitura que serão partilhadas com a escola parceira e divulgadas/publicadas em suporte digital – placard digital, Podcast…

Nesta fase, os alunos estão a ler e a desenvolvem trabalhos de pesquisa. Antes disso, ambas as turmas trocaram vídeos de apresentação para se conhecerem melhor. Para a realização deste vídeo, os nossos alunos prepararam a sua apresentação com a ajuda de um guião. Embora os nossos Jovens Críticos Leitores estivessem nervosos, as gravações correram bem.

Veja a reportagem fotográfica:

Sem comentários:

Enviar um comentário