quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Uma Biblioteca para a Comunidade - Vote na proposta 7 do Orçamento Participativo!

Alargar a esfera de ação da biblioteca escolar na comunidade onde se insere foi a razão pela qual apresentamos esta candidatura ao Orçamento Participativo.
A Biblioteca Escolar da escola sede deste Agrupamento está situada na periferia do Concelho de Leiria, tendo vindo a afirmar-se como uma referência cultural e de acesso à informação e ao conhecimento, para a comunidade educativa e local. 
Embora a escola sede se localize na União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, o Agrupamento estende-se para outras freguesias, nomeadamente, Monte Real e Carvide, Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Coimbrão e Bajouca, sendo geograficamente o maior Agrupamento do Concelho. 
Portanto, a biblioteca presta serviço de empréstimo de fundos documentais e dinamiza atividades culturais e de leitura em 25 estabelecimentos de ensino distribuídos pelas 5 freguesias referidas, numa área que ocupa cerca de 1/3 do território concelhio, com mais de 200 000 habitantes, cerca de 16% da população do Concelho de Leiria. 
Nestas localidades, afastadas da cidade de Leiria, em meio rural ou semi-rural, a Biblioteca Escolar deste Agrupamento de Escolas tem assumido um papel cada vez mais relevante e interventivo na vida da Comunidade, não apenas pelos recursos e serviços que disponibiliza, como também pelas atividades que promove e dinamiza ao longo do ano letivo, nomeadamente através da rubrica “A Biblioteca ComVida a Comunidade”. 
Destacamos ainda o papel da Biblioteca Escolar no desenvolvimento das literacias, nomeadamente da literacia da leitura através diversos projetos como “A Biblioteca ComVida à Leitura”, “Contar, Recontar e Recriar”, Vitória, vitória, aqui há historia”. Atividades que envolvem todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário e que envolvem por vezes tb os pais/avós contadores de Histórias e outras pessoas da comunidade; assim como o papel da Biblioteca no desenvolvimento da competência digital, através de vários projetos como a “Literacia Sociodigital” (oferta de escola) e “Seis Passos com TIC para @prender” (implementação de um modelo de pesquisa, enriquecido com a utilização de tecnologias), projetos que gostaria de ver alargados, com mais frequência, à comunidade local, nomeadamente como promotora de cidadania digital. 
Em síntese, diríamos que a Biblioteca Escolar deste Agrupamento se tornou uma alternativa de equidade e de inclusão social, num lugar afastado da cidade de Leiria, nomeadamente da Biblioteca Municipal de Leiria, no acesso à leitura, à informação, nomeadamente através da requisição domiciliária, mas também no acesso à tecnologia / internet, assim como a eventos e momentos culturais diversos. 
No entanto, tem-se vindo a acentuar, cada vez mais, a insuficiência de recursos da biblioteca face à crescente procura dos seus serviços por parte da população. 
Para que esta possa melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade educativa e local, é necessário a aquisição de recursos diversificados, tais como fundos documentais (livros e e-books diversificados, atuais e apelativos: literatura infantil, juvenil e adulto); equipamentos tecnológicos e digitais (computadores, tablets, e-readers) e também algum mobiliário especifico (estantes para acondicionar e disponibilizar de forma organizada os fundos documentais). 

Para que esta biblioteca tenha mais recursos para fazer mais e melhor, aquilo qua já faz bem, apelamos ao voto de todos neste projeto!

----------------------------- Indicações para o voto -------------------------------

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2020-2021
VOTE na proposta 7 – Uma biblioteca para a comunidade
• No site do Município ou
• por SMS para 4902, com o seguinte texto:
OPLEI p7 [Nº do C.C.] [Data Nasc. Ano/Mês/Dia] Aceito
Exemplo: OPLEI p7 06616980 19651106 Aceito



Sem comentários:

Enviar um comentário