quinta-feira, 28 de março de 2024

“Não Te Esqueças de Mim”, de Mhairi McFarlane (literatura adulta)

“Não Te Esqueças de Mim”, de Mhairi McFarlane é um romance com uma história cheia de emoção e reviravoltas surpreendentes, que nos mostra que nunca é tarde para mudar de vida e para recuperar um amor que se julgava perdido.

Nesta narrativa contemporânea, conhecemos a Georgina que, aos trinta anos, no mesmo dia, perde o emprego no restaurante em que trabalhava, devido a um conflito com o chefe e dono do restaurante, comprovando a sua ética profissional e franqueza e, logo a seguir, surpreende o namorado na cama com a sua assistente.

Estes acontecimentos desencadeiam uma transformação na sua vida, sobretudo, quando encontra um novo emprego, onde um dos sócios-gerentes, o Lucas, é um ex. namorado dos tempos de liceu, pelo qual Georgina tinha uma verdadeira paixão. Reencontrar o Lucas traz-lhe boas memórias dos momentos que partilharam, mas também um segredo sombrio, que só ela sabe, e que a acompanha e afeta a sua vida há 12 anos.

À medida que vamos conhecendo Georgina através das suas reflexões, das suas escolhas, do modo como a sua família a retrata, e da forma come reage ao rever o Lucas, que finge não a reconhecer, vamos compreendendo que algo de passou no final de ensino secundário que viria a tornar Georgina, numa mulher resignada e sem capacidade para prosseguir os seus estudos e seguir a vida que almejava.

No entanto, no meio de algumas reviravoltas, que não irei desvendar aqui, Georgina consegue reconstituir, ou interpretar de uma forma mais lúcida, os factos do passado, verbalizando o que lhe aconteceu.

Quando, finalmente, Georgina consegue partilhar, com a sua família, os seus amigos e o amor da sua vida, o que vivenciou naquele fatídico último e pior dia de escola, Georgina reconcilia-se com o seu passado, e muda o rumo da sua vida. O mal-entendido que separou os dois jovens estudantes apaixonados desvanece-se, tornando possível um novo recomeço para ambos.

Apesar de não ser difícil prever como tudo termina nesta história sem grandes impasses, não deixa de ser uma história bem conduzida e agradável de ler.

Sugestão de leitura da Prof. Helena Felizardo

Sem comentários:

Enviar um comentário