quarta-feira, 6 de março de 2024

Os alunos do 5º ano aprendem a técnica do Kamishibai, com Carlos Alberto Silva.


O Professora Carlos Alberto Silva, escritor, autor e contador de histórias, veio dinamizar workshops para os nossos alunos do 5º ano de escolaridade sobre o Kamishibai.

O Kamishibai é uma forma de se contar histórias com um apoio visual, original do Japão, que combina o uso de ilustrações com a narração do seu apresentador.

Em primeiro lugar o prof. carlos explicou em que consiste esta técnica e de como se planifica a realização das imagens para o kamishibai.

Depois os alunos puseram mão à obra, começando pela planificação do trabalho, através de um Storytelling criado a partir de uma história tradicional à escolha de cada grupo.

Antes de terminar cada sessão de 90 minutos, ainda houve tempo para autógrafos e para desenhar as primeiras cenas, em cartolinas A3, pois cada história do Kamishibai deve contar com uma dúzia de imagens que caracterizam as principais cenas/elementos da mesma.
Ficou registada uma ideia inovadora, que agradou a todos os miúdos e graúdos envolvidos, com a promessa de realização futura de um projeto mais alargado, que pode passar por um festival ou um concurso de Kamishibai.

Para continuar a dar o impulso necessário a esta ideia, a biblioteca escolar irá propor a aquisição de um Kamishibai de madeira.

Obrigada, Professor Carlos Alberto Silva, por partilhar connosco os seus conhecimentos sobre esta fabulosa forma de criar e contar histórias.







Sem comentários:

Enviar um comentário