No ensino secundário, a professora bibliotecária tem promovido sessões dedicadas às normas de citação e referenciação bibliográfica, de acordo com as Normas APA. Estas oficinas, que incluem também a exploração de ferramentas digitais como a extensão Chrome MyBib, visam fortalecer competências essenciais de honestidade intelectual, rigor académico e credibilidade das produções escolares.
No 6.º ano, os alunos participaram na atividade “Facto ou Opinião? – O Julgamento das Frases”, uma proposta prática orientada para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de distinguir informação factual de conteúdos opinativos no atual contexto mediático digital. Através deste exercício, os estudantes analisaram enunciados, discutiram critérios de validação de fontes e refletiram sobre os desafios da circulação de informação nas redes.
Estas ações representam apenas uma parte das atividades previstas no âmbito do Proliteracias. Ao longo do ano letivo, a biblioteca continuará a dinamizar oficinas, recursos e propostas formativas que visam consolidar competências de literacia informacional e mediática em toda a comunidade educativa, acompanhando a sua divulgação através da plataforma “6 Passos com TIC para @prender”

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