Outubro trouxe movimento, histórias e novas requisições domiciliárias às bibliotecas do Centro Escolar de Monte Redondo e da EB1 de Monte Real. Sob o mote “Livros com Sentido”, os alunos participaram em experiências de leitura que se transformaram em aprendizagens ativas, onde ler foi também criar, explorar e produzir com imaginação.
O mês começou com a história do elefante que balançava numa teia de aranha, de Marianne Dubuc, um pretexto para brincar com as palavras e descobrir a divisão silábica através da música. Mais tarde, a efeméride do Dia da Alimentação levou-os a colher "O nabo gigante", de Alexis Tolstoi, e a seguir o percurso dos alimentos “da origem ao prato”, descobrindo que o leite não nasce nos pacotes e que a natureza é o primeiro capítulo da história dos alimentos.
Os alunos dos 3.º e 4.º anos foram desafiados a partir à descoberta da biblioteca: como funciona, como se organizam os livros... Participaram num desafio onde se tornaram “caçadores de livros”, procurando obras de autores específicos e, a partir dos títulos encontrados, desafiaram a imaginação: misturaram títulos existentes para criar novos, como "A Capuchinho Vermelho dos Caracóis Sobe e Desce".
O projeto da Biblioteca "Livros com Sentido" pretende estabelecer pontes entre a leitura e as diferentes áreas do conhecimento, tornando os livros ponto de partida para a aprendizagem. Que novidades nos trará em novembro?

.png)
.png)
Sem comentários:
Enviar um comentário