quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Alunos do JI do Outeiro da Fonte e do JI da Moita da Roda participam no Projeto LER Fora da Escola


No âmbito da iniciativa "LER fora da escola" da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), os jardins de infância do Outeiro da Fonte e da Moita da Roda têm participado em atividades que promovem a leitura para além do ambiente escolar. 

Como parte do projeto, as famílias criaram, nas suas casas, um espaço acolhedor para os momentos de leitura. Aqui vivenciam momentos de leitura partilhada, explorando diferentes narrativas e desenvolvendo literacias de forma lúdica e envolvente. 

Esta iniciativa destaca o papel fundamental da leitura no desenvolvimento infantil e a importância de criar momentos significativos de aprendizagem.






sábado, 25 de janeiro de 2025

Ronda de Histórias: A Zebra Camila na EB1 de Carvide


 A Ronda de Histórias levou a Zebra Camila à EB1 de Carvide, envolvendo as crianças numa viagem de imaginação e descoberta. Esta visita começou por desafiar a pequenada a antecipar e imaginar os contornos da história,  através de um exercício criativo que criou expectativas narrativas e preparou uma escuta ativa. 

Num segundo momento, as crianças mergulharam  na história e tiveram a oportunidade de participar ativamente na narração, repetindo  expressões marcantes, completando frases, interagindo com a narrativa. Por fim, ajudaram a Camila e suas amigas, decorando barriguinhas de zebra com cores vibrantes.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Ler Camões com o País no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

Turma do 9ºA

 

 

 No âmbito da iniciativa de leitura simultânea de textos camonianos ou a partir da sua obra, proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares, o nosso agrupamento aderiu com a participação de algumas turmas.

 

  Os nosso parabéns às turmas do 9ºA e do 11ºA, apoiadas pelos professores de Português Julieta Lourenço e Paulo Gaspar e ao 4º ano da EB1 de Ortigosa, da professora Fátima Duarte.
Turma do 11ºA                                                          4º ano EB1 de Ortigosa

Mais tarde será publicado um vídeo desta fantástica atividade de partilha animada de leitura camoniana, individual e em coro.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Ronda de Histórias na EB1 de Moita da Roda

A Ronda de Histórias foi à EB1 de Moita da Roda, nesta quarta-feira, com o belíssimo livro “Artur e as Pessoas Muito Apressadas” de Nadine Brun-Cosme, com Ilustração de Aurélie Guillerey. Uma História que promoveu o diálogo sobre a gestão do tempo e a importância de equilibrar a pressa com momentos de calma e conexão. 
Tudo começou com um toque de despertador… O que é isto?.. 
Estava um relógio-despertador, bem engraçado, na caixinha misteriosa da professora bibliotecária. Foi o mote para se falar do tempo, das horas, dos minutos… e de começar a história!
Depois da história contada, houve ainda tempo para alguma reflexão sobre a importância de desacelerar e aproveitar os pequenos momentos, valorizando o tempo de qualidade nas atividades de que mais se gosta de fazer…. com calma e com tempo, pois claro!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Monte Redondo

A Biblioteca do Centro escolar de Monte Redondo tem sido palco de momentos divertidos de aprendizagem à volta do livro "Um muro no meio do livro"!

A história serviu de trampolim para várias explorações interdisciplinares. Descobrimos a mensagem do livro, refletindo sobre os muros invisíveis que por vezes construímos.

Com os alunos mais crescidos, mergulhámos na matemática de uma forma divertida! Explorámos conceitos como meio e metade, desafiando-os a encontrar estratégias para desenhar um muro exatamente no centro de uma folha. 

Os mais pequeninos divertiram-se com atividades lúdicas: brincadeiras de equilíbrio "em cima do muro" e momentos de esconde-esconde usando o muro como referência, à direita ou à esquerda.

Com as turmas dos mais crescidos, aproveitámos para realizar alguns jogos de lateralidade, para reforçar a perceção espacial.

Mais uma vez, comprovámos como um livro pode abrir portas para aprendizagens ricas e significativas em várias áreas do conhecimento! 



domingo, 12 de janeiro de 2025

Biblioteca de Monte Real abre as portas à comunidade com Hora do Conto


A Biblioteca Escolar e da Comunidade de Monte Real realizou ontem, dia 11 de janeiro, a sua primeira sessão da Hora do Conto dirigida à população, uma iniciativa que contou com a participação especial de Cátia Guarda, da Biblioteca Municipal.

As crianças foram cativadas pela leitura do livro "O gato que não tinha amigos", uma história que explora o poder das palavras de afeto. Após a leitura animada da história, as crianças participaram numa atividade onde tiveram a oportunidade de escrever mensagens carinhosas em pequenas casas feitas de papel colorido.

O impacto desta primeira iniciativa foi imediatamente visível. As crianças exploraram o espaço, folhearam livros, jogaram jogos e a biblioteca ganhou novos leitores, que saíram com livros requisitados e sorrisos nos rostos. 



Nova Biblioteca Escolar e da Comunidade inaugurada em Monte Real

 

A Biblioteca Escolar e da Comunidade de Monte Real foi inaugurada no passado dia 10 de janeiro, marcando um importante momento para a educação e cultura local. O evento contou com a presença de diversas personalidades e representantes da comunidade educativa.


Nesta cerimónia de inauguração, a professora bibliotecária Helena Felizardo, coordenadora das bibliotecas do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, deu as boas-vindas aos presentes e contextualizou o projeto, destacando o espaço como resultado de uma proposta de orçamento participativo e salientando o facto significativo de o Agrupamento contar agora com duas bibliotecas abertas à comunidade.

A Vereadora Drª Anabela Graça enfatizou a importância deste novo espaço para o desenvolvimento cultural da comunidade, sublinhando o seu papel fundamental como centro de conhecimento e ponto de encontro para todos os cidadãos. Por sua vez, a Presidente da CAP, Isabel Ferreira, expressou a sua satisfação pelo empenho e investimento realizados neste novo espaço comunitário.

O evento contou também com a presença da coordenadora interconcelhia, Drª Lucília Santos, que destacou o papel crucial das bibliotecas na promoção da leitura e da literacia da informação, realçando particularmente a recente candidatura desta biblioteca à Rede de Bibliotecas Escolares.

Um aspeto inovador do projeto foi revelado pela presidente da União de Freguesias de Monte Real e Carvide, que realçou o importante contributo dos voluntários para ser possível manter o espaço aberto em horário pós-laboral, permitindo um maior acesso à comunidade.

A professora bibliotecária Noélia Pedrosa partilhou a história da biblioteca, que começou há vários anos através de uma iniciativa conjunta do corpo docente e da Associação de Pais, com uma recolha de livros na comunidade. Realçou que o papel da Associação de Pais foi fundamental, não apenas na recolha inicial, mas também na aquisição de novas coleções e na colaboração para a proposta de requalificação do antigo edifício da escola primária, uma iniciativa fortemente impulsionada por Sílvia Alves.

Revelou ainda que a biblioteca funcionará às quartas-feiras, das 18h30 às 20h00, e aos sábados, das 15h30 às 17h30, oferecendo diversos serviços à comunidade.

O evento de inauguração foi enriquecido com a participação musical dos músicos Bernardo Serrano e Rui Lavos, membros da Banda Pinhal d'El Rei, e terminou com um momento de convívio entre todos os participantes.

Esta nova biblioteca representa um exemplo notável de como a colaboração entre pessoas, associações e instituições pode resultar na criação de um espaço verdadeiramente comunitário, que está pronto para servi as necessidades educativas e culturais da comunidade.






sábado, 11 de janeiro de 2025

Ronda de Histórias no Coimbrão



 


A Ronda de Histórias levou o livro "Um muro no meio do jardim" até o Coimbrão, o que motivou uma conversa muito interessante sobre os muros invisíveis que, por vezes, construímos  e como podemos superá-los. 

E para tornar o momento ainda mais divertido, as crianças programaram uma abelhinha que procurava encontrar o caminho até a sombra da árvore, desviando-se dos muros do caminho!

Uma manhã cheia de descobertas, programação e muita imaginação!