quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Passatempo "Contos Tradicionais de Grimm"

Neste primeiro período, quisemos peceber o que sabem os nossos alunos sobre os contos tradicionais.
Para ficarmos mais esclarecidos, lançámos um passatempo que consistia em responder a um questionário sobre alguns contos tradicionais de Griim. Os respondentes tinham de indicar o nome do Conto tradicional a que cada uma das breves descrições se referia.
Premiadas "Concurso de Contos Tradicionais"
Núria Moteiro, Riana Fernandes, Ema Inácio e Ema Gaspar
Ficámos a saber que alguns Contos não são muito conhecidosdos nossos alunos, pois apenas duas alunas acertaram todas as respostas. A Núria Moteiro e a Riana Fernandes, do 9ºA, estão de parabéns, pois identificaram todos os contos tradicionais referidos no questionário.
A Ema Gaspar, do 6ºA e a Ema Inácio, do 6º E, acertaram todas as respostas, menos uma... "A Guardadora de Patos". Parece ser o Conto menos conhecido dos alunos inquiridos.
Parabéns a todos os que participaram e às nossas vencedoras!

Uma Carta ao Pai Natal da Emiliana

Queridíssimo Pai Natal.

Como estás? Bem é que não! Com esse frio do Polo Norte, nem devias sair da casa para entregar as nossa prendas…

Por falar em prendas, quero compartilhar contigo as minhas ideias para este Natal. E para já ficar o assunto resolvido, peço já a minha prenda: um bom Natal. É tudo o que preciso, no meio desta confusão toda: a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, preços a subir, entrada no secundário… É tudo muito novo para mim! Estou a tentar habituar-me, pouco a pouco, a este novo mundo.

O que me ajuda a esquecer esta polémica toda é o Natal. Adoro! Os enfeites, a nova paleta de cores, é giríssimo! As árvores de Natal gigantes no shopping, completamente decoradas e enfeitadas com presentes, bolas, fitas, ursinhos! Parece que entro numa nova dimensão, uma dimensão que nunca tinha conhecido antes!

Essa dimensão parece-me muito alegre e divertida, mas tenho pena que seja apenas um evento anual.

Ai, ai, Pai Natal! Apesar de tudo o que está a acontecer, espero que me tragas a minha prenda.

Beijinhos
Emiliana Saraiva, 5ºB