sexta-feira, 12 de junho de 2020

Portas fechadas, bibliotecas abertas... As nossas janelas para o mundo….

A nossa Rede é constituída por diversas janelas para o mundo, janelas web, que são também janelas de oportunidade de interação e de proximidade com os nossos utilizadores, quer sejam alunos, professores, funcionários, encarregados de educação ou outros membros da comunidade educativa, local e universal.

Nesta crescente digitalização da Biblioteca Escolar, as oportunidades de crescimento, aprendizagem e desenvolvimento de competências diversificadas e transversais vão-se alargando, através de projetos pedagógicos que utilizam os mais diversos meios digitais ao nosso dispor.

Aprender com tecnologias, na verdadeira aceção da expressão dada por David Jonassen (1947-2012), que denominou os computadores de “ferramentas cognitivas”, nunca foi tão atual e premente como hoje.

Esta situação atual de pandemia, apesar de terrível e avassaladora para a nossa forma de viver a escola, também pode constituir uma janela de oportunidade, numa travessia difícil, mas necessária, não apenas para a mudança e  inovação de práticas pedagógicas, mas também para novos modos de aprender. Ou seja, para uma modernização da escola mais consonante com o mundo em alucinante transformação digital e social.

Vamos acertar o passo…. Vamos participar, colaborar, caminhar juntos!

Aqui apresentamos as nossas janelas para o mundo… a nossa REDE



Sem comentários:

Enviar um comentário