segunda-feira, 31 de maio de 2021

"Um rato de biblioteca"… Um projeto inspirador, na EB1 de Monte Real.


É com muita satisfação e orgulho que a Biblioteca Escolar divulga o livro “Um rato de biblioteca” à comunidade. Trata-se de um projeto da Professora Noélia Pedrosa e dos seus alunos do 4º ano de escolaridade da EB1 de Monte Real.
Deliciados pela história que nos conta este livro, pelas suas maravilhosas ilustrações e pela mensagem que transmite, também nos impressiona o contexto em que este projeto foi desenvolvido ao longo do tempo. É uma história que também precisa ser contada…
Era uma vez… uma escola… uma professora…. uma turma…. uma sala de aula onde se desenvolvem muitas aprendizagens…. muitas conversas…. e também algumas cumplicidades.
É no contexto do diálogo estabelecido entre alunos e professora que surge, recorrentemente, a alusão a ratinhos que, pela calada da noite, viriam à sala para passar o que a professora escreve no quadro… qual o professor que nunca ouviu algum dos seus alunos perguntar:
- O que a professora está a escrever no quadro é para passar para o caderno?
Um dia, a professora decide responder ao desafio das crianças, e escrever a história desse ratinho de que tanto ela lhes fala.
História inventada, sala animada! Chegou a altura das crianças ilustrarem a história. E não é que os desenhos também eles foram moldando a história, tornando os alunos coautores de um projeto que foi crescendo, à medida que também eles foram crescendo nas inúmeras aprendizagens que iam fazendo a cada dia!
Como em muitas histórias que lemos, a personagem principal tem sempre um desafio ou um problema a resolver… Este nosso ratinho tinha muitos medos, como alguns de nós temos…. E resolveu mudar de casa, procurando a tranquilidade que precisava numa biblioteca…
No entanto, ele, que “procurava um sítio cheia de nada” …. “encontrou uma vida cheia de tudo” … Afinal, havia um lugar, onde ele podia ser útil e feliz.
Parabéns à professora Noélia que permitiu a cada um dos seus alunos descobrir, neste projeto, um propósito para ir mais além, ficando mais preparados para serem futuros cidadãos ativos, mais capazes de ultrapassar desafios e de atingir os seus sonhos!
Esta história, muito inspiradora, que aqui vos estamos a contar, ainda não acabou, pois cabe à comunidade dar-lhe continuidade, lendo-a, fazendo-a circular de mão em mãos…. para que todas as nossas crianças possam conhecer este ratinho que encontrou o seu caminho, conquistou a sua autoestima e a alegria de viver uma vida em plenitude.
Não é isso que todos queremos para os nossos alunos, para os nossos filhos e para os nossos netos?

Obrigada à professora Noélia e aos seus alunos por nos envolverem nesta maravilhosa aventura….


Sem comentários:

Enviar um comentário