segunda-feira, 15 de março de 2021

Assim foi a Semana da Leitura!

Na Semana da Leitura, de 8 a 12 de março, comemorámos a leitura com diversas atividades que envolveram toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, começando por acompanhar, em direto, a transmissão do Encontro com Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada no dia 8 de março.
Durante a Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar promoveu várias atividades, entre as quais, duas sessões intituladas “Informa-te! - Literacia da Informação”, dinamizadas pela equipa das Bibliotecas do Politécnico de Leiria para os alunos do 7ºA/B, no dia 9 de março e para os alunos dos 10º e 11º anos, no dia 11 de março.
Este projeto de literacia de informação das Bibliotecas do Politécnico de Leiria, teve como principal objetivo transmitir aos nossos alunos conhecimentos relacionados com pesquisas, plágio, citações e referências bibliográficas importantes para a realização dos seus trabalhos académicos. Foram sessões dinâmicas, cheias de interação, com a participação dos alunos, em tempo real, com recurso aos seus telemóveis. Verificámos, com agrado, que os nossos alunos têm ideias precisas e acertadas sobre estas questões, o que se pode prender com o facto de termos a disciplina de Literacia Sociodigital como oferta de escola há já longos anos.
No entanto, o ponto forte da nossa Semana da Leitura foi, sem dúvida, o desafio da biblioteca escolar lançado a toda a comunidade educativa, intitulado “LEITURA EM CASA… UMA JANELA PARA O MUNDO!”, tendo sido uma proposta muito adequada ao contexto que nos obrigou ao confinamento.
Este desafio consistiu na partilha de textos / podcasts / vídeos / fotografias ou trabalhos noutros formatos sobre a temática da leitura, que foram sendo publicados nas nossas redes sociais ao longo da semana e que, agora, apresentamos num placard digital em jeito de exposição virtual. Aqui fica o registo de todas as fantásticas participações de alunos, professores e encarregados de educação que fomos recebendo ao longo desta maravilhosa Semana da Leitura.


Para o ano haverá mais…. Esperamos que seja num contexto mais favorável aos encontros presenciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário