terça-feira, 9 de março de 2021

Viajar nos Livros....

 Na Semana da Leitura, no âmbito da nosso projeto  "Ler em casa... Uma janela para o mundo!... Apresentamos o texto "Viajar nos Livros...", da professora Celeste Gama


Viajar nos livros...

Tempos de confinamento, tempos de isolamento, tempos de sofrimento, tempos de aborrecimento. Como combater este difícil momento?
Haverá, por certo, mil e uma maneiras de ultrapassar este longo contratempo. Eu, perco-me nos livros. Sim, a literatura foi, é e será um excelente paliativo, sempre.
E, quando o momento que vivemos nos tolhe os movimentos e nos impede de partir, de largar as amarras, então…resta-nos o mundo que se nos oferece, espreitando de dentro dos livros.
Nestes tempos peculiares, escolho particularmente a literatura de viagens.
Apanho boleia com Paul Théroux, que durante quase 600 páginas (O velho Expresso da Patagónia), nos oferece uma viagem de comboio, desde os Estados Unidos até à Patagónia, num trajeto alucinante, irreal, fantástico.
Embarco com Olivier Rolin e o O meu Chapéu Cinzento que nos transporta por labirintos, bares e esquinas de Alexandria, Atenas ou Havana ou na sua Peregrinação que nos conduz pelos mistérios do Afeganistão, da China ou do Sudão.
Penso em Sepúlveda e nos seus textos impressionantemente didáticos, verdadeiros gritos de alerta em defesa de territórios ao mesmo tempo maravilhosos e frágeis.
Sou surpreendida por Javier Marías que, entre romances e ensaios, me deu, no seu Veneza, um interior, uma visão despojada e concreta da beleza de Veneza e dos perigos que a cidade enfrenta todos os dias. E mais, muito mais…
Gustave Flaubert escreveu um dia: “Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo”. Sim, nestes tempos difíceis, perco-me nos caminhos da literatura, no mundo secreto e maravilhoso dos livros e das viagens, pois é lá que, definitivamente, me reencontro…

Prof. Celeste Gama

1 comentário:

  1. Parabéns, Celeste, pelo texto, está fantástico! Identifiquei-me em cada palavra. Também adoro literatura de viagens e não esqueço Dentro do Segredo, de José Luís Peixoto, numa viagem fascinante à Coreia do Norte, o enigma do Mundo. E é mesmo isso, sem viagens reais, vamos viajando lendo. Beijinhos

    ResponderEliminar