sexta-feira, 12 de março de 2021

Livro "Uma Educação", de Tara Westover

Na Semana da Leitura, no âmbito da nosso projeto "Ler em casa... Uma janela para o mundo!... Apresentamos o texto "Uma Educação", de Tara Westover: uma relfexão, uma sugestão de leitura da professora Elisete Cação.

A leitura é um ato de libertação da azáfama diária, uma oportunidade de conhecer outros contextos, histórias, vivências, uma realidade para além de mim própria.

Mas, o mais importante é a possibilidade de, através da leitura, atingir conhecimento e evoluir. Tenho plena consciência da importância da leitura na minha vida, libertando-me das amarras da ignorância, que tão facilmente nos condiciona.

Daí ter escolhido refletir sobre o livro Uma educação, de Tara Westover, uma obra que me provocou emoções fortes, uma empatia infinita por uma mulher corajosa e destemida, condicionada por barreiras que derrubariam o mais forte dos guerreiros. Mas, Tara lutou, fez face a uma educação autoritária, castradora e incompreensível, uma educação que, ao longo de parte da sua vivência, lhe fez todo o sentido. É uma história que comprova também o quanto os ideais defendidos no seio familiar podem ser determinantes na vida dos filhos.

Tara acata e aceita a sua não existência oficial, dado que nem sequer tinha certidão de nascimento e nunca frequentou a escola até aos dezasseis anos, mas conseguiu obter um doutoramento em Cambridge. Mostra-nos, também, que o poder que damos a certas pessoas das nossas vidas, principalmente quando as amamos, torna mais difícil soltar as amarras que nos prendem.

Ler Uma educação é embarcar numa história que nos envolve do princípio ao fim de forma tão intensa, que nos faz ter consciência de que somos responsáveis pela criação da nossa própria história.

Sem comentários:

Enviar um comentário